Ouvimos muitas pessoas falando que não são veganas por falta de tempo. Bom, em relação à alimentação vegana, é interessante que se tenha um tempinho para preparar algumas coisas, mas nada tão diferente do que uma pessoa não vegana também precise fazer para ter uma alimentação saudável, não é mesmo? Claro, aos que tem a opção de comer fora ou pedir comidinhas prontas, existe uma variedade de ofertas de alimentação onívora. Vamos apresentar aqui algumas sugestões e dicas para o seu dia a dia, se alimentando bem e sem crueldade!
- Pastinhas:
A exclusão de queijo do cardápio pode parecer problemática inicialmente devido a sua praticidade e sabor. Costuma ser um dos últimos itens a serem deixados de lado na transição ovolactovegetariana para o veganismo. Nossa dica é ter sempre pastinhas em casa – algumas são congeláveis! – assim, você garante um ótimo acompanhamento para pães, saladas, torradas, tapiocas, que podem ser utilizadas no café da manhã, almoço e lanche. Opções: homus tahine, patê de azeitona e geleia: congeláveis. Você pode fazer uma quantidade maior e porcionar para descongelar aos poucos. Guacamole, pesto, ricota de tofu, ricota de resíduo de castanha, requeijão de inhame ou castanha: não congeláveis, mas duram uns dias na geladeira (guacamole é a mais perecível).
- Verduras, frutas e legumes:
Quando fizer suas compras de mercado ou feira, lave todas as verduras, frutas e legumes e armazene já sequinhos. Na hora da fome, fica mais fácil preparar algo rápido ou levar para o trabalho, escola, etc. Nada de desculpas de que estava na correria e por isso não comeu! Separe alguns minutos pós compras para já deixar tudo prontinho para consumo.
- Pães:
No geral, você pode congelar seus pães! A dica é descongelar por pouco tempo no microondas e aquecer no forno alguns minutos para a casquinha voltar à sua crocância. Dessa forma, você sempre terá um pãozinho para quando quiser fazer aquele lanche rápido. Dica plus: a maioria dos pães de forma e franceses são veganos, mas confira sempre na embalagem ou com o vendedor.
- Leites:
Ter leites prontos é ótimo para o preparo de bolos, mingaus, cremes doces e salgados, tortas, sorvetes, molhos… Alguns você também pode congelar quando for usar em receitas (para tomar com café ou puro, com cereais, etc, prefira ele fresco) como o de castanha, semente de girassol, amendoim, amêndoa; e para preservar na geladeira como o leite de coco e de aveia. Se achar a consistência do leite congelado após o descongelamento meio estranha, pode bater novamente no liquidificador.
- Resíduos e cascas:
O veganismo também é sobre sustentabilidade! Quanto menos lixo a gente conseguir gerar, melhor. Vamos aproveitar mais nossos resíduos e cascas? O resíduo de sementes, frutas e oleaginosas que você faz seu leite vegetal pode virar pastinha, ricota e base para biscoitos, barras e farofas. As cascas e restos de legumes que não serão aproveitados no preparo da refeição podem ser higienizados e transformados em um belo caldo de legumes. Algumas cascas de frutas também podem ser utilizadas como snacks desidratados ou chás.
Gostou das dicas? Pense que a nossa causa é justa e faz bem pros animais, pro planeta e pra nós e pode ser mais fácil e interessante do que imaginamos. Vamos juntos?