A criatividade como uma habilidade

A palavra criatividade vem do latim “creare” e significa criar, produzir, formar algo. Ela está relacionada a inovação, originalidade. 

A criatividade é inata ao ser humano pois nascemos com essa capacidade, ela está em nossas conexões cerebrais. Porém ela também pode ser uma habilidade a ser desenvolvida. Mas como fazer isso? Como levar o abstrato ao concreto?  A criatividade traz à tona uma ligação entre o consciente e inconsciente, facilita o processo de elaboração de quem nós somos, de construção interna. A criatividade e a ligação com a arte é um mecanismo de força social. Ela é capaz de alterar a realidade desde o cunho pessoal até o social, transformando ambientes, pessoas e trabalhos. 

Assim como a criatividade, a arte também está ligada intrinsecamente à pessoa. Ela vem de experiências vividas pelos artistas que transformam o abstrato em projetos concretos. 

Existem alguns passos que podem melhorar sua capacidade criativa, vamos indicar algumas ideias aqui:

Fugir da rotina – sair da rotina ajuda a esvaziar a mente, a relaxar, a criar um estado de flexibilidade dentro de sua vida e isso facilita o processo criativo. Pare um pouco, assista ou leia algo diferente. Arrisque-se a praticar uma nova atividade ou apenas tome um caminho diferente na próxima saída.

Estudar os problemas e fazer um brainstorm de possíveis soluções – Pense em problemas, em sugestões para solucioná-los e diversas formas de aplicar essa solução. Comece a falar ou escrever o que vier à cabeça, mesmo que no momento não pareça fazer sentido. Reúna o máximo de informações que conseguir para analisar com calma depois. Se puder ter um caderninho de anotações, ótimo! Faça anotações diversas e aleatórias. Elas podem servir muito, em breve.


fonte: freepik

Exercícios de criação –  procure pensar fora da caixa para coisas do dia a dia. O que você pode fazer com um objeto específico sem ser a função dele de fato? O que aconteceria se você trocasse isso por aquilo? Mude objetos ou móveis de lugar. Estimule a fluidez de espaço e areje suas ideias. Coisas básicas podem ser grandiosas e valiosas para criar.

Observar o mundo à sua volta, instigar a curiosidade, descobrir novas coisas – Diferentes texturas, sensações, tomar novos caminhos, conhecer novos lugares. Mudar os ares! Saia da sua zona de conforto e arrisque-se. 

Fazer contato – conversar com outras pessoas, não necessariamente sobre o tema que você está pensando, pode ser muito interessante para o desenvolvimento de uma ideia. A troca de conversa, inclusive com pessoas desconhecidas, pode te inspirar.

E por último: consuma arte! Nada como uma boa poesia, uma música gostosa, a observação a uma obra instigante ou uma atuação incrível não te anime a criar. Às vezes, uma palavra ingênua é a chave que gira aquela caixinha da criatividade.

fonte: gq.globo.com

Gostou das dicas? Conta pra gente como é o seu processo de criação e se tem alguma sugestão nova pra ajudar! Até a próxima 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *