As comidas típicas de cada região sempre despertam grande curiosidade e apetite. São marcadas por ingredientes geralmente locais ou com maneiras de preparo específicas, instigando a vontade de conhecer tal culinária.
Nesse texto, veremos 3 comidas regionais e algumas dicas para prepará-las na versão vegana! Ficou curioso? Vem com a gente!
Tutu de feijão
O tutu é um prato bem apreciado no sudeste do nosso país; feito com feijão (preto ou carioca) que pode ser batido no liquidificador e finalizado com farinha de mandioca ou de milho. A versão original traz bacon e linguiças que podem facilmente ser trocadas por linguiças vegetais, de preferência defumadas, e o bacon pode ser feito com tofu: cortado em quadradinhos pequenos e assado com páprica, fumaça em pó e molho de alho. Quando ficar bem crocante, basta misturar com o feijão já temperado e com a farinha e linguiças. A dica é servir com arroz de sua preferência, couve refogada e banana grelhada.
Baião de dois
A típica comida nordestina também é amplamente encontrada no norte do país. Utiliza arroz, feijão (aqui usamos o de corda), cebola, tomate e coentro. É servido com carne seca, mandioca e queijo coalho. A versão vegana pode ser preparada com linguiça vegetal, bacon de tofu, presunto vegetal, mandioca e pimenta à gosto. Para que o prato não fique tão seco, aproveite a água do cozimento do feijão para regar o prato antes de servir/degustar.
Cuscuz Paulista
Em sua versão não vegana, utiliza-se farinha de milho, molho de tomate, legumes, ovo cozido e sardinha em lata. Para veganizar, basta excluir o ovo e a sardinha, substituindo por champignons e palmito. O prato pode ser consumido frio ou quente, sendo uma ótima opção para dias quentes. Pode ser acompanhado por arroz, feijão preto e couve ou apenas uma bela salada verde.
Gostou das dicas? Mande esse texto para um amigo que acha que precisa largar a mão de comer coisa boa ao se tornar vegano! Tudo é possível 🙂 Você também não precisa ficar dependente dos ingredientes embutidos como linguiças e presuntos. No geral, são itens caros e que podem assustar um pouco quem não tem acesso aos mesmos. Dá pra comer muito bem com coisinhas naturais, mas fica a dica pra quem quer inovar de vez em quando. De toda forma, considere o veganismo!