Quando o assunto é yoga, é muito comum que se associe a uma atividade física dificil e até distante para muitos, mas a verdade é que o yoga é uma ferramenta, que se usada adequadamente, pode servir de grande auxílio no processo de autoconhecimento, com amorosidade e acolhimento.
Mas o que seria esse processo de autoconhecimento que tanto falam?
A busca pelo autoconhecimento tem início na vontade do buscador em se atingir a felicidade genuína, já que, para sermos verdadeiramente felizes, precisamos nos descobrir dos véus da ilusão que cobrem nossa percepção, muitas vezes originado por influências externas, e encararmos de frente os aspectos mais profundos do nosso ser, afinal, como ser feliz sem conhecer a si mesmo?
Buscar autoconhecimento abrange desde a consciência corporal e entendimento dos mecanismos da mente, até a reconexão com a espiritualidade e energia criadora.
Ao buscar consciência corporal, devemos entender que nosso corpo é o veículo que permite a manifestação desta vida no campo material, logo, devemos estar sempre atentos aos sinais que ele transmite e cuidar dele através de uma alimentação consciente, exercícios físicos, movimentos e cultivando hábitos saudáveis. Já o processo de entendimento dos mecanismos da mente, que é extremamente desafiador, acontece através da expansão da consciência e compreensão de que não somos nossos pensamentos e que devemos viver vigilantes para que não caiamos nas armadilhas inconscientes que ela pode nos inserir. Por fim, para nos reconectarmos com a espiritualidade partimos do princípio de que somos a manifestação da energia criadora no plano material, logo, deus não é um senhor que vive no céu nos julgando e punindo, mas que está presente dentro de cada um de nós, na natureza, nos animais e até nas situações que vivenciamos, logo devemos estar conectados com esta energia em cada pequeno gesto da nossa vida, com equilíbrio, amor e aceitação.
E como o yoga pode nos auxiliar neste processo?
Yoga é uma prática que, através de exercícios de respirações, silenciamento da mente, auto observação e auto controle, inevitavelmente traz ao praticante um forte senso de presença e consciência, silenciando a mente barulhenta, acalmando o coração e estimulando nossa energia vital, proporcionando bem estar e tranquilidade.
A prática de yoga não deve ser algo difícil ou desgastante, por isso o praticante deve buscar uma modalidade que melhor ressoe com seu momento e sua busca, uma vez que existem diversas modalidades com propósitos e abordagens diferentes. O hatha yoga, por exemplo, trabalha com enfoque maior o preparo do corpo físico, a prática de ashtanga trabalha disciplina e comprometimento, já o vinyasa flow busca melhor fluidez das energias e movimentos. A modalidade que trabalhamos no VHMOR é Yoga Integral, uma prática amorosa e introspectiva, que integra diversos tipos de abordagens, linhas de pensamentos e escolas do yoga tradicional indiano, com objetivo de trabalhar a expansão da consciência e maior harmonização da vida espiritual e material. Esta prática acontece através do trabalho com posturas, meditação, pranayamas, mantra chanting e abordagens sobre aspectos filosoficos do yoga classico, além da busca pelo desenvolvimento pessoal como ser humano, já que o verdadeiro yoga deve acontecer fora do tapetinho na vida real.
E você, já praticou ou pratica Yoga? Gostaria de saber mais e estar com a gente nessa?
Estamos retomando nossas aulas presenciais no Espaço VHMOR, com todos os cuidados de higiene e segurança.
Fale com a gente pra mais informações!
11 930908610
Thanks so much for the article. Really looking forward to read more. Fantastic. Loren Janek Noni
One of our guests not too long ago suggested the following website. Melva Ozzie Cicily
I cannot thank you enough for the blog article. Much thanks again. Awesome. Ange Regan Clover