O veganismo : filosofia de vida

O veganismo é uma filosofia de vida. Assim, ele não se trata apenas de eliminar os alimentos que derivam de animais de nossa alimentação, mas também de tudo que possa vir ou que tenha sido testado em animais como produtos de higiene pessoal, de limpeza, roupas, entre outras coisas. Qualquer ato que culmine na exploração animal é abominado pelos que seguem essa filosofia. O veganismo não está associado à política, gênero, etnia ou uma cultura em particular. Ele é uma prática universal.

Sobre a alimentação

Pessoas que adotam o veganismo em suas vidas, ao contrário do que muitos pensam, possuem uma alimentação muito equilibrado e saudável. A alimentação vegana inclui muitas verduras, frutas e legumes, mas também muitos cereais e leguminosas. Através da combinação de alimentos é possível conseguir a chamada proteína completa e todas as vitaminas, minerais e carboidratos que o corpo precisa para se nutrir e viver de uma forma saudável.

A questão sustentável

Você sabia que cerca de 70 bilhões de animais são mortos anualmente para o consumo humano? Animais criados exclusivamente para nutrir essa necessidade humana que foi criada. Em tempos de pandemia mundial, também vale ressaltar que cerca de 70% das doenças modernas são de origem animal e grande parte delas ligadas à agropecuária. Além disso, olhando para um viés ambiental, 14,5% das emissões de gases do efeito estufa são causados pela agropecuária. E ainda temos a questão do consumo de água na produção de alimentos à base de carne que chega a ser 10 vezes mais do que em alimentos veganos. Isso só mostra o quanto as coisas estão ligadas e a importância do veganismo para quebrar esse ciclo.

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), declarou em pesquisa que a indústria da carne é a causa principal de desmatamento, utilizando as áreas para criar campos de pastagens e forragens. A pecuária utiliza mais de 30% da superfície terrestre e ocupa 33% de toda a superfície cultivável destinada à produção de forragens.

As pessoas que seguem o veganismo querem um mundo melhor, mais justo, sem exploração animal, com combate à fome mundial e à preservação do ambiente. Se você tem interesse nesta filosofia, mas pensa que jamais vai conseguir segui-la, comece aos poucos, com um passo de cada vez. Busque fazer primeiramente o que considera possível. Com o tempo, o corpo vai se adaptando às suas novas escolhas e a cada dia você vai chegando mais perto de seus objetivos.

Fonte: Veganize.com.br, Sejavegano.com.br, Sociedadevegana.org. https://mercyforanimals.org.br/

3 comentários em “O veganismo : filosofia de vida”

  1. Muito importante frisar essa parte, aos poucos o corpo se acostuma e a carne, que antes era primordial no prato diário, passa a ser um item descartável e até mesmo intragável depois de alguns meses. Não faz a menor falta no prato .

    1. Exatamente Matheus! Somo seres adaptáveis e sem dúvida nosso paladar alcança novos sabores e texturas com uma alimentação vegana 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *