O trabalho de arte e pesquisa de Carlos Colín

VHMOR

Carlos Colin é um artista mexicano de Guadalajara que vive atualmente em Vancouver. Iniciou seu trabalho artístico em 2003 e utiliza uma grande diversidade de linguagens (pintura, fotografia, instalação, bordado, mural, desenho e etc).

O artista prima pela pesquisa na região latino-americana, abordando a influência do barroco na arte contemporânea. Seu estudo é justamente avaliar o tipo de intervenção que o barroco exerce na cultura latina e, com esse estudo, acredita que todo o cotidiano do homem latino-americano é influenciado por elementos herdados da forte interferência da arte barroca naquela época e tais influências se refletem na política, religião, sociedade e culturas atuais.

Carlos Colin é um pesquisador interessado nas manifestações sócio-políticas-culturais contemporâneas, em suas palavras:

“Como artista latino-americano, minha pesquisa e prática me permitem investigar e questionar como nossa vida cotidiana, principalmente no México, é refletida e afetada por elementos e padrões de atividades políticas, religiosas, sociais e culturais desde a época colonial usando o barroco como princípio de submissão popular. Um dos meus focos primários são os conceitos barrocos na região latino-americana, e como a arte contemporânea no século XX e XXI manifestam as heranças e inconvenientes do barroco desde a sua intervenção e introdução em nossas culturas.

A pesquisa na qual sustento minha produção artística e teórica foi realizada através de percepções, história, movimentos e lutas sociais, resistências e subversões locais, diásporas e marginalidades. Meus tópicos de pesquisa exploram e conectam as manifestações culturais, sociais, teóricas, políticas, religiosas, históricas e contemporâneas, justapostas às manifestações do barroco como legado colonial e lastro no México contemporâneo e, por extensão, na América Latina.

Minhas áreas de investigação incluem a arte latino-americana, história latino-americana, história da arte, antropologia, etnografia, arte contemporânea e Indigenismo. Desta maneira, considero que a arte e a sociedade podem conceber e desenvolver novas formas de conhecimento cultural através da localidade, da região e suas diásporas, que continua a criar um campo expandido na arte latino-americana.

Um dos objetivos da minha pesquisa é incentivar as novas gerações a serem expostas às teorias, culturas e conhecimentos latino-americanos, a fim de compreender e valorizar melhor a riqueza e a diversidade do México e da região da América Latina como catalisadores de sabedoria.”


É fácil perceber que Carlos Colin é um artista que se empenha em perceber o seu entorno e produzir obras de arte bem conceituadas que espelham diversos elementos culturais, o que convalida um de seus objetivos: proporcionar maior visibilidade à cultura da América Latina, utilizando-se da arte e da pesquisa como instrumentos.

Quer conhecer mais trabalhos do artista? Acesse o seu portfólio (clicando aqui) e siga @carlos_colin_m no Instagram.

Esperamos que tenha gostado! Não se esqueça de deixar seus comentários e de compartilhar esse artigo para os seus amigos que se interessam por Arte 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *