A fé, em muitas formas, permanece viva em todas as gerações, inclusive nos jovens. A religião é um elemento estruturante da identidade e hoje, para os jovens, devido a sua ansiedade por sua imagem, é difícil para eles afirmar sua fé. Toms Harjo, um jovem fotógrafo, decidiu expor sua própria experiência como Testemunha de Jeová, mais conhecida por sua famosa atividade de evangelismo porta-a-porta e Bíblia na mão. O trabalho do jovem fotógrafo Toms Harjo revela, não defende ou explica, esses “lugares” para se expressar e crescer. A série de fotografias entrelaça retratos e paisagens. Inverno, congelamento e simplicidade, as imagens transmitem uma beleza crua e verdadeira. O trabalho fotográfico de Toms consiste em tirar fotos de lugares simbólicos, através do retrato individual desses jovens que vivem e se edificam na fé. Há de fato uma participação real na relação com o assunto tratado. Ele dá um status aos espaços, objetos e, claro, às pessoas que ele representa.
Ele captura a verdade interior e constrói um retrato coletivo de uma comunidade. Solenes, as fotografias ensinam de um lado o banal de uma liberdade “não convencional” e do outro lado todo um sistema de valores morais e leis eternas como este quadro em que um jovem apoia com o nariz um cigarro.
As Testemunhas de Jeová não fumam para evitar contaminar o corpo. Esta fotografia explora situações difíceis, como todos os jovens, em que se aproxima de suas lutas internas sem transgredi-las. Para ganhar distância e não cair no documentário, Toms Harjo decidiu levar modelos que não pertenciam à congregação. Esses jovens, usados como reflexos do jovem fotógrafo, são intensos. Suas atitudes, ajoelhando-se no gelo ou olhando fixamente, não parecem naturais. Eles são diferentes, separados do resto da sociedade. Em uma das fotos mostra a jovem petrificada ao ser confrontada com o resto da sociedade. Como ser um jovem crente para viver de acordo com suas crenças sem se sentir excluído? Cada retrato individual é um cruzamento entre um retrato pessoal, privado e íntimo e o link para a história coletiva.
No mar, o banho esvaziado, muitas são as fotos referentes ao batismo. Para uma Testemunha de Jeová, o batismo é o momento mais importante de sua vida. Toms Harjo representa práticas religiosas reconhecíveis que foram despojadas para serem “reveladas”. O espectador observa um projeto onde dedicação, rotinas e rituais e comunidade podem ser entendidos com honestidade. Toms Harjo passa sutilmente por trás da fachada e relata uma estrada solitária. As imagens interagem umas com as outras. A atenção da exposição é atraída pela capacidade evocativa de cada uma de suas imagens, carregadas de grande beleza visual e forte lirismo, onde a espiritualidade e os jovens estão inevitavelmente unidos. Toms Harjo encontra o equilíbrio para que todos, crentes ou não, olhem e se aproximem de convicções internas e perenes. “In the Truth”, nome que leva a exposição de Toms Harjo, é uma história pessoal de uma jovem Testemunha de Jeová e um confronto com a fé em um mundo cada vez mais secular.
Parceria: The Nomads Creative Projects
Texto original: Séverine Grosjean
Adaptação: Bárbara Gual
Revisão: LíviaFernandes