Bem-vindo a Barranquilla, uma cidade do Caribe colombiano e terra de inspiração do artista Rafael Barón, também cientista e antropólogo.
Barranquilla é uma cidade com uma história colonial profunda, considerada uma terra de ninguém, devido à atitude de todos os seus habitantes. Cada um construiu sua vida com seus costumes que ainda continuam impressos na sociedade. Barranquilla é uma cidade formada por imigrantes caracterizados por sua alegria e melancolia, mas nunca tristes. Esta história, Rafael Baron conta com uma linguagem pessoal em sua pintura.
O artista molda essas múltiplas imagens tiradas de revistas de moda, internet ou enciclopédias antigas. Cada detalhe nos permite ilustrar histórias de fantasia como uma filosofia de ver o mundo. Rafael coloca um Caribe a partir do “dia depois que foi criado” com personagens europeus ou africanos sentados em lugares de encontro, trazendo presente e passado. Longe da técnica pura, a pintura de Rafael Barón se concentra na beleza oferecendo ao espectador uma experiência romântica e autêntica através de suas cores pálidas e sutis.
A força do trabalho de Rafael está em seus personagens. Fechando os olhos, o espectador pode viver os momentos em que as crianças, muito presentes em sua obra, escapam tocando música e recriando esse momento idílico, leve e inocente dos bons tempos. Nós nos apaixonamos pelas mulheres mostradas cuja sensualidade não diminui sua força. O espectador se depara com um teatro sem tempo ou espaço. São histórias leves e divertidas, onde tudo é possível. As pinturas de Rafael Barón são como fotografias em que os personagens fazem uma pausa para dedicar algum tempo a nós, já que entre passado,
presente e futuro, sabemos realmente onde estamos?
Parceria Projeto Nômades Creativo
Tradução: Bárbara Gual
Revisão: Lívia Fernandes