Hermano Ferro nasceu em Maceió mas reside atualmente na capital brasileira e há mais de 10 anos trabalha no meio artístico. O artista revela que sua motivação para fazer arte é atravessar fronteiras ainda não exploradas, além de querer ver a contínua participação da arte em sua vida, já que esta é tão presente em sua essência.
Suas pinturas são trabalhadas com tinta acrílica, colagens e fitas adesivas, que ao serem retiradas da tela, contribuem para um belo resultado. Hermano cita como inspirações para sua arte Pablo Picasso, Joan Mitchell, Jackson Pollock, Jean-Michel Basquiat, entre outros. Percebemos a frequência da utilização do amarelo, vermelho, azul e preto nas pinturas de Hermano Ferro, cores que podem expressar aspectos e sentimentos que o artista possui e quer passar ao seu espectador. Os títulos que nomeiam as obras contribuem para a reflexão e percepção sobre cada uma delas, onde, em vez de moderar a imaginação, acabam por aguçá-la. Hermano pretende inovar e surpreender o espectador, tirando-o do cotidiano tedioso, repetitivo e descolorido.
Você pode ver mais sobre como o artista declara sua relação com a arte no texto abaixo:
“A arte é uma das formas mais nobres de enfrentar o mundo. É assim, fazendo arte de uma maneira bastante peculiar, que enfrento o mundo desde 2006. Foi quando os desencontros da vida me levaram a me encontrar na arte, descobrindo as diversas verdades primorosamente escondidas nas suas infinitas entrelinhas. Nasci em Maceió mas moro atualmente em Brasília, onde exerço o ofício de tentar sensibilizar o mundo por meio de cores vibrantes e traços fortes, ambos impressos em minhas obras. Obras que revelam nuances as quais podem ir além dos olhares menos atentos, trazendo à tona, além da coragem inerente a alguns de nós, aqueles pequenos segredos, nossos ou de outrem, presentes nas entrelinhas dos traços, cores e pinceladas. Formado em Arquitetura e Urbanismo desde 2004, sempre me inspirei nas atemporalidades da vida, tendo o “senso comum” como adversário. A arte, naquele tempo, surgiu como um escape e também uma inspiração. A pintura foi o tumulto e ao mesmo tempo a paz para o meu espírito sempre instintivamente inquieto.
Em minha trajetória, além das obras Fineart elaboradas em programas de design gráfico de computador e impressas em papéis fotográficos de alta qualidade ou em papel Canson, também de alta qualidade, executo diversas pinturas com tinta acrílica em tela, papelão, ou sobre as impressões em papel fotográfico ou canson de alta qualidade, com a utilização de pincéis de diversos tamanho e formatos, além de espátulas de vários tipos e dimensões. Atualmente, a minha grande paixão é justamente o final desse caminho: as pinturas de obras realizadas com tinta acrílica em papelão, com a utilização de colagens de jornais e revistas e diversos outros materiais, em sua grande maioria recicláveis.
Sair da zona de conforto é a ordem. Mais que inspiração, busco inspirar a sociedade a sair da chatice causada pela mesmice diária e a conviver com inserção das cores no cotidiano urbano, usando da transfiguração das paletas, formas e temas comuns a todos como artifício para alcançar um novo significado a tudo isso que estamos acostumados demais a ver. Por fim, as entrelinhas da literatura, da qual também participo como escritor, me ensinaram a descobrir e fazer descobrir os entremeios da vida, dispostas de maneira não tão óbvia assim diante de nós, escondidas entre palavras e expressões. Por isso tenho o abstrato como a minha paixão. E por meio dela que consigo ser ao mesmo tempo artista e espectador, deixando-a me revelar sua identidade e seus segredos, me surpreendendo com as descobertas da minha própria arte.”
Hermano Ferro tem um trabalho maduro e consistente, com força estética e conceitual. Esperamos que todos aproveitem a proposta do artista e que ela atinja positivamente as várias esferas da nossa contemporaneidade.
Para conhecer mais sobre o trabalho do artista entre em VHMOR e Hermano Ferro.