A flora é toda a espécie de planta presente em uma área geográfica específica ou ecossistema. Carregados com graça e mistérios, as flores têm um relacionamento muito especial com os seres humanos ou vice-versa. Gerações de artistas escolheram a natureza como o coração de seus trabalhos. Através de seus olhos, eles materializam as diversas facetas desta natureza, e, de uma vez só trazem a reação pacífica, tumultuada, maravilhosa e perturbadora. Eles brincam com respeito, vulnerabilidade, força e todas as emoções que a natureza desperta em nós. Ao tentar criar uma natureza, o escultor irlandês Alex Pentek recorre à ciência e à tecnologia e, assim, explora as infinitas possibilidades da imensidão desse universo vivo.
Ele cria trabalhos de diferentes tamanhos, formas e cores. Às vezes gigantes, suas estruturas são uma arte múltipla e complexa. Suas estruturas metálicas de vários metros são carregadas de memória e respeito. Isto é particularmente notável em seu trabalho “Kindred Spirits”, de 2015, para honrar a generosidade das pessoas de Choctaw que empatizaram com as vítimas da fome na Irlanda. Por esta razão, o artista produziu uma obra composta de penas de 6 metros, usadas nas cerimônias de Choctaw. Alex Pentek fez uma escultura juntando a força do material usado e fragilidade do simbolismo das penas, para assim, ecoar a compaixão e a união de algumas pessoas em uma situação triste como essa.
Em seu estúdio localizado na fábrica nacional de escultura em Cork, ele cria com precisão suas criações. Seu último trabalho, ainda em produção, é um pedido do estado de Brisbane na Austrália. Depois de uma competição que reuniu artistas de todo o mundo, Alex Pentek foi escolhido para pensar um projeto sobre herança. Com “Urban Oasis”, Alex Pentek representa a preservação de um patrimônio cultural histórico e geográfico. Ele tenta desafiar o público mostrando diferentes estágios de crescimento da natureza simbolizando a importância desta herança e nosso lugar dentro de uma ordem natural mais ampla. Você pode ver suas esculturas para os Jogos da Commonwealth de 2018.
Abraçando em suas esculturas a ciência e a matemática com uma questão mais filosófica, Alex Pentek estuda cada idéia levando em consideração o interesse que a população local tem nos projetos. O projeto deve ganhar vida na comunidade e ser parte disso.
Hoje, Alex Pentek lança um novo desafio: Origami. Influenciado pela ciência, matemática e música, atua com uma folha de papel de aproximadamente nove metros de comprimento. Você pode ver seu novo trabalho “Folded Space” na Royal Hibernian Academy (RHA) até abril de 2018. A estrutura é simples e elegante. A escultura pode ser acessada de todos os ângulos e, enquanto um dos ângulos passa um diálogo entre corpos, o outro faz um jogo de sombras interno e externo. A luz natural passa pelo papel. Este trabalho é muito artesanal, mas você pode sentir a concentração, precisão, cuidado e persistência envolvidos. Origami abre todo um campo de possibilidades extremamente interessantes. Através de suas obras de papel, Alex Pentek reivindica a natureza e a poesia para abrir uma nova perspectiva do mundo que envolve o espectador.
Como todas as suas obras, em papel ou em metal, Alex Pentek cria em simbiose com o lugar. Ele veste o espaço. Ele cria um trabalho de tal escala e impacto que se conecta com o espectador, melhorando assim o sentido do lugar.
Parceria com The Nomad Creative Projects
Texto original: Severine Grosjean
Adaptação: Bárbara Gual