Lívia Fernandes
Mac James foi incentivado às artes desde pequeno, e foi já em sua adolescência que reconheceu seu chamado e decidiu entregar-se a esse meio, quando participou de uma exposição e teve quase todos os seus trabalhos vendidos, além de receber uma menção honrosa.
A temática da natureza aparece desde as suas primeiras obras: Mac se utiliza dela não apenas pela sua beleza, mas também por valorizar e estar consciente da destruição humana e seus efeitos. As obras apresentadas no projeto Verdandi foram acompanhadas por frases em que, sabiamente, o artista explana sobre o assunto abordado em tela. Algumas histórias são contadas em poucas palavras, nos levando à novas leituras e interpretações de sua arte.
Atualmente, Mac James vive na ilha Kauai, no Havaí, lugar em que mais se sente em casa, trabalhando em sua arte rodeado do que retrata: aquela imensa natureza. É interessante a forma como o artista retrata criaturas tão temidas como seres tão singelos. Os tubarões são figuras recorrentes em seus trabalhos e carregam a fragilidade que também encontramos na natureza, mesmo com toda a sua imponência.
Veja o que o artista declara sobre a sua arte logo abaixo:
“Em mais de quarenta anos criando arte, a alegoria dentro de minhas obras é marcada pelo tempo e pela prática. A voz dentro da minha cabeça sempre trazendo novas ideias para produzir o próximo trabalho, guiadas pelo simples mantra de ‘O que pintar hoje?’.
Crescer na Flórida junto ao mar proporcionou um forte vínculo com o respeito à vida de todas as criaturas. Ainda em tenra idade, senti o chamado como artista para apresentar a natureza em desenhos, pinturas e esculturas, tornando-se meu destino. Eu viajei para Los Angeles depois do colegial e depois para Nova York, com estúdios em ambas as cidades por trinta anos antes de conhecer Kaua’i em uma viagem em 2003. Montanhas vulcânicas de 7 milhões de anos surgiram em torno da vista da Baía de Hanalei base pelo mar. Eu nunca tinha visto uma luz tão calma, clara e brilhante antes, e a vida até este ponto evaporou. Eu estava em casa.
Voltando a Los Angeles, planejei minha fuga para voltar e viver em Kaua’i. Dois meses depois, e desde então tenho estado em Kaua’i carregado e inspirado diariamente pelo Aloha de beleza e paz compartilhada por habitantes locais e animais. Sempre deslumbrado, vou continuar a pintar no meu estúdio de barracas de surf construído em 1929, a cinquenta e dois passos da baía de Anahola. Os trabalhos aqui apresentados são selecionados a partir de 2004-18.”
Mac James traz uma discussão muito importante em seu trabalho. Ao utilizar a arte para fazer um apelo ambiental, o artista leva seu público a discutir aspectos relevantes para os incentivar a cuidar do planeta, levantando os deveres do ser humano perante essa imensidão em que vivemos. Unir a arte e o ambiente nos permite conscientizar para o ativismo ambiental, educar e impulsionar processos de percepção e sensibilidade diante do tema abordado.
E você, o que achou das obras de James e suas frases? Veja a publicação completa aqui no Instagram da VHMOR e conheça mais sobre Mac James aqui.